Menu Fechar

Cultura e Desporto

 

 

Associação Ambientalista “Os Amigos do Uima”

Sede. Rua Monte de Cima, Sé

4505-686 Caldas de S. Jorge

Homepage. http://amigosdouima.org/

HÁ SEMPRE OUTRO…

PONTO DE VISTA.

 

A População, as freguesias e a natureza unidos na construção do FUTURO…

Amigos do Uíma é uma associação ambientalista e cultural de âmbito local, sem carácter partidário, que se dedica à formação e informação das pessoas em relação aos problemas da natureza, nomeadamente na questão da despoluição do rio Uíma, acções de educação ambiental, denúncia de atentados ao ambiente, entre outras.

Sensibilizar as crianças, jovens e adultos para o problema da poluição ambiental e alerta-los para o perigo que é para todos nós continuar a poluir os rios, as florestas e mesmo as ruas.

Amigos do Uíma é um grupo de pessoas que se uniu pela causa Natureza. Surgimos pela necessidade de contribuir para a preservação da natureza e acabar com os atentados à mesma, principalmente contra a poluição do rio Uíma.

Todos nós, vivemos numa área privilegiada, tanto a nível natural como a nível sócio-económico, pelo que as questões da Natureza e meio ambiente deverão ser olhadas com frontalidade e acima de tudo com muito respeito.

Distribuição de folhetos, textos e publicações com temas relacionados com o ambiente; realização de jornadas ambientais e culturais as quais poderão passar por actividades ao ar livre; (espectáculos, organização de concursos, exposições, colóquios e intercâmbios com escolas da zona), através de palestras, visitas de estudo, entre outras.

Todas as actividades são desenvolvidas, graças ao trabalho voluntário dos membros, pelo que a sua ajuda é indispensável neste projecto.

Aderindo a este projecto, estará a contribuir para um melhor ambiente e acima de tudo, estará a construir um futuro para si e para os seus descendentes

 


 

Associação Ciclounidos de Pigeiros

 

Morada: Rua Padre Inácio Costa e Silva nº 600

Santa Maria de Pigeiros

 

Facebook:https://www.facebook.com/associacaociclounidos.pigeiros

 

 

 

 

 

 


Associação de Pais Jardins Infância Nº1 e nº3 Caldas de S. Jorge

Sede. Lugar da Sé

4505-689 Caldas de S. Jorge

 


 

A mostrar Jardim de Arcizelo.jpg

Associação de Pais Jardins Infância de Arcozelo

Sede. Rua Cabeceiro

4505-684 Caldas de S. Jorge

 

 

 

 


 

Associação de Pais da Escola de Azevedo EB1 e Jardin de Infância

Sede. Rua das Escolas

4505-685 Caldas de S. Jorge

 


Foto:

 

Associação de Pais da escola EB 1 de Caldelas 

Sede. Av. Parque Desportivo

4505-686 Caldas de S. Jorge

 

 

 

 

 

 

 


Foto de Claudia Sousa.

 


Comissão de Carnaval Caldas de S. Jorge

 

Sede. Av. Igreja Nº12

4505-686 Caldas de S. Jorge

 

 


Foto de CCD Pigeirense.

 

Centro de Cultura e Desporto Pigeirense

Rua Manuel Oliveira Pé D`Arca

Santa Maria de Pigeiros

CENTRO DE CULTURA E DESPORTO PIGEIRENSE

Desde sempre em Pigeiros houve uma grande paixão pelo futebol. Sempre se sentiu muito a falta de um campo de futebol.

Em 1973 um grupo de Pigeirenses, que se juntavam no antigo Café Jardim, resolveu pedir ao Sr. Manuel Pé D´Árca para lhes alugar um terreno que possuía no lugar das Cavadas, para aí construir um campo de futebol. O Sr. Manuel aceitou o pedido e logo ali foi constituída uma comissão para angariar as verbas necessárias para começar as obras.

Como havia muita vontade de ter um campo de futebol, foi fácil mobilizar as pessoas, não só para contribuir financeiramente, mas muito especialmente para trabalhar nas obras, que foram realizadas até o campo ficar apto a jogar futebol. Todas as obras foram realizadas sem qualquer apoio das entidades oficiais.

Em Maio de 1974 realizou-se o primeiro jogo no novo campo, defrontaram-se uma equipa de Pigeiros e outra do Vale. Para a realização deste jogo ainda não havia balneários, os jogadores foram tomar banho a casa do Sr. Manuel Costa Santos no Bairro do Sol.

Entretanto construíram-se os balneários, fez-se um poço, tudo com mão-de-obra grátis, foram-se fazendo alguns jogos particulares, formou-se uma direcção e criou-se o clube com a designação de Futebol Clube de Pigeiros.

Em 1975 esta direcção decidiu inscrever o clube para participar na Taça Inatel, coma designação de Casa do Povo do Sul da Feira.

Nesta altura a equipa tinha muito apoio dos Pigeirenses, numa altura em que o INATEL era maioritariamente disputado por equipas de empresas. Eles ficavam admirados quando nós chegávamos aos jogos com três autocarros cheios.

Devido ao grande entusiasmo que havia, em 1976 formou-se nova direcção com o objectivo de inscrever o clube na Associação de Futebol de Aveiro, para disputar os campeonatos distritais de futebol.

Assim a 20 de Julho de 1976, foi constituída uma associação desportiva e cultural denominada “Futebol Clube de Pigeiros”, por escritura lavrada no Segundo Cartório Notarial da Feira.

Daí em diante o clube passou a disputar os distritais de futebol ininterruptamente até 1988 e depois mais alguns anos alternados.

Entretanto o Sr. Manuel Pé D´Arca, em 1977, decidiu doar o terreno supra citado à Junta de Freguesia de Pigeiros, com a condição de só ser utilizado para a prática desportiva. O Futebol Clube de Pigeiros como usufrutuário, enquanto existir e praticar qualquer modalidade desportiva, administrará livremente o prédio e continuará a pagar 8.000$00 de renda anual ao Sr. Manuel Pé D´Arca enquanto este viver. Caso o Futebol Clube de Pigeiros acabe antes do falecimento do Sr. Manuel Pé D´Arca, a Junta de Freguesia teria de suportar esse encargo.

Esta doação foi confirmada por escritura lavrada no Segundo Cartório Notarial da Feira a 10 de Novembro de 1977, com acordo e na presença de representantes das partes interessadas.

Depois da inscrição do Futebol Clube de Pigeiros na Associação de Futebol de Aveiro, um grupo de atletas e alguns amigos, que não tiveram lugar nesta equipa, decidiram continuar a participar na Taça INATEL, em princípio com a antiga designação de Casa do Povo do Sul da Feira e mais tarde, quando foi possível criar os centros de cultura e recreio para trabalhadores, com o objectivo de participar, foi criado o C.C.D. Pigeirense, que foi convivendo com o Futebol Clube de Pigeiros.

A partir dos anos noventa e já depois do Futebol Clube de Pigeiros ter desistido de praticar futebol, o C.C.D. Pigeirense dinamizou mais a sua actividade e praticamente passou a ser o representante de Pigeiros no que a futebol diz respeito.

Desde essa altura, mais precisamente 1995, o C. C. D. Pigeirense tem dominado o campeonato de futebol do INATEL do distrito de Aveiro, com 12 títulos distritais, e conseguiu projectar-se a nível nacional, com a conquista de 4 campeonatos nacionais (3 deles consecutivos, sendo tricampeão nacional) e 3 presenças em campeonatos do mundo de futebol, com classificações meritórias.

Neste momento é o Vice-campeão nacional de futebol do INATEL.

Viva o CCD Pigeirense

EU JÁ VI O PIGEIROS GANHAR, JÁ VI O PIGEIROS PERDER, MAS NUNCA VI O PIGEIROS DESISTIR!

 


Centro Cultural e Recreativo de Pigeiros

Sede. Rua Padre Inácio Costa e Silva nº 600

Santa Maria de Pigeiros

 

Centro Cultural E Recreativo De Pigeiros  tem como finalidade a  Actividades culturais e recreativas, e dedica-se a Associações culturais e recreativas.

 


 

Comissão de Festas de Caldas de S. Jorge

 

Sede. Av. da Igreja

4505-686 Caldas de S. Jorge

 

 


Foto de Agrupamento 901 Caldas de S. Jorge.

 

 

Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 901

Sede. Av. da Igreja – Apartado 7

4505-686 Caldas de S. Jorge

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto de Caldas S. Jorge.

Caldas de S. Jorge Sport Club

Sede. Av. do Parque Desportivo

4505-686 Caldas de S. Jorge

 

Fundada a 24/10/1980 por: Ricardo Pinto; Ilídio Santos; Fernando Valinho; Manuel de Almeida; Manuel Regalo; António Caetano; Alcino Oliveira; Carlos Liberal e José Martins.

No emblema do Clube destaca-se uma bola de futebol com as iniciais CSJSC, sobreposta à imagem das Termas; as cores escolhidas são verde, preto e branco em alusão à tranquilidade, à pureza cultura desportiva.

O Clube é principalmente  vocacionado para o futebol jovem e o Atletismo tendo 5 escalões- Benjamin, escolas, infantis, iniciados e juvenis, com um total de 70 atletas com idades entre os 5 e 16 anos.

A secçãode Atletismo existe desde 1983, eé uma presença constante na maioria das provas populares que se realizam nas regiões circundantes. Esta secção tem ganho um novo fôlego, tornando-se grande, contribuindo deste modo para um maior sucesso do Clube.

 


Foto de Caldas de S.Jorge Sport Clube (Secção de Atletismo).

 

Secção de Atletismo

Telemóveis. 96 961 35 87 – 91 946 29 81

Homepages. www.atletasdascaldas.pt.vu  |  www.umaaventuraem.com

 

 

 

 

 

 


 

Casa do Benfica de Caldas de S. Jorge

Sede: Rua de Casaldoído nº 62, 4505-687 Caldas de S. Jorge

Telefone: 256917923

Fax: 256288607

E-mail: casabenficacsjorge@netvisao.pt

Homepage:http://casas.slbenfica.pt/pt-pt/detalhecasa.aspx?SLBHouse=121

 

                                                                                                           Fundada Em : 24/03/1995

 

 


 

 

Columbofilia de Caldas de S. Jorge

 


 

Centro Social Paroquial “ATL, Creche, e Centro de Dia”

 

O centro social Paroquial de S. Jorge é uma fundação constituída como instituição de Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos , registada na Direcção – Geral de segurança Social em 12/08/1983 , sob o nº58/53, no livro 2 das funções de Solidariedade social , folhas 195/verso e 196 , Reconhecida como utilidade Publica .


Foto de Escola de Musica Caldas S. Jorge.

 

Escola de Música de Caldas de S. Jorge

 

Facebook:https://www.facebook.com/Escola-de-Musica-Caldas-S-Jorge-1467875453541762/

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Grupo Cultural e Recreativo Brisa Dourada 

 

Sede. Caldas de São . Jorge

Morada : Rua António Henriques Ribeiro , 15 , Sé Caldas De  São Jorge

Actividade : Associações Culturais e Recreativas

Facebook:https://www.facebook.com/saiassaias.amarelos

 

 

 

 


Resultado de imagem para grupo danças e cantares das margens do rio uima

 

Grupo de D. C. das Margens do Rio Uíma C.S.Jorge Saias Amarelas Danças e Cantares

Sede. Trav. Da Arroteia, nº 10

4505-685 Caldas de S. Jorge

 

Este grupo foi fundado a 23/04/2002 por um grupo de amigos que resolveram juntar-se para retomar as “Saias Amarelas” grupo formado nos anos 50.

Esta associação estreou-se no dia da Festa de S. Jorge e Sto. António em Julho de 2002, Festa essa que já não se realizava à cerca de 23 anos, tendo como Padrinho o Rancho Folclórico de Santiago de Lobão.

As danças e cantares recreativas são a principal actividade deste grupo, mas também, Desfolhadas à moda Antiga, janeiras, e Festivais de Folclore quando solicitados.

Outra das actividades é o conjunto de Música Popular Portuguesa, através do qual animam com Música de baile, arraiais, casamentos, e outros tipos de eventos.

 


 

 

Grupo Motard Papakilómetros

Sede. Lugar de Azevedo

4505-685 Caldas de S. Jorge

 


 

 

Grupo Cicloturismo de Caldas de S. Jorge

Sede. Rua do Terreiro nº

4505-686 Caldas de S. Jorge

 


 


Sede. Rua Padre Inácio Costa e Silva nº 600

Santa Maria de Pigeiros

 

 


 

Foto de Impulso Jovem - Grupo de Jovens de Pigeiros.

Impulso Jovem

 

 

Grupo de Jovens de Pigeiros

Santa Maria de Pigeiros

 

https://www.facebook.com

 

 

 

 


Resultado de imagem para juventude inquieta

 

Inquietos – Associação  Juventude Inquieta

Fundada em 2001, esta associação sem fins lucrativos tem levado a efeito diversas iniciativas e tem cooperado com entidades pública-se privadas na organização de diversas actividades culturais, sociais e formativas em ordem à promoção e integração da Juventude na sociedade.

Dos objectivos dos Inquietos constam: o desenvolvimento da cooperação e solidariedade entre associados; a promoção do estudo, da investigação e da difusão de notícias relativas aos jovens, e a criação de um espaço de diálogo e partilha das vivências dos jovens, assim como a abertura às questões sociais actuais.

De encontra as actividades desenvolvidas destacam-se: A Festa do Idoso; a Participação na Animação Termal; Animação Coral; Promoção de Sessões Psico-Pedagógicas, Festival do Doce e Mysterium-Teatro De Rua.

 

 


 

 

Núcleo Super Dragões de Caldas de S. Jorge

Fundado a 5 de Fevereiro do Ano de 2005

Carta do Chefe

Olá. Eu sou o bruno costa. Habitante desta linda terra a 25 anos. Sou o chefe de 1 núcleo dos super dragões nas caldas são Jorge. Este núcleo foi fundado no dia 05 do mes 02 do ano 2005. Eu e o meu grande amigo Pedro, decidimos além de irmos apoiar sempre o porto incansavelmente e levar o nome da nossa vila por todo o mundo. Com aajuda de todos os sócios deste núcleo, conseguimos coisas fantásticas. Manda-mos, fazer 1 bandeira gigante com o nome das caldas claro. 1 Estandarte e 1 faixa gigante. Tudo isto se pode ver no filme ou em fotos no jantar de Portistas na Quinta da costa. Desde que começa-mos a apoiar o porto pela 1 vez nunca mais paramos. O amor ao porto é grande demais. Em todos os jogos grandes tipo ir ao circo da luz, ou à lixeira de Alvalade organiza-mos sempre camionetas, inclusive a taça de Portugal e a super taça cândido de oliveira. Desde o porto até a Londres, ver o magico porto Chelsea. Enfim, pelo porto e pela terra vaze-mos de tudo. Temos 1 média de 50 sócios no nosso núcleo. Inclusive já tivemos ofertas para nos juntar-mos a núcleos vizinhos, mas a nossa terra está em 1 e não a vou deixar para trás por nada deste mundo. Ora bem ainda tinha muito mas muito mais para contar, só que ia estar aqui a noite toda. Quem sabe se estiverem interessados 1 dia eu posso contar. pois iam ficar admirados e surpresos com tanta coisa que este núcleo passou. Sem mais a acrescentar desejo tudo de bom para todos vocês e claro para a vila mais bonita do mundo. Um abraço enorme. Fiquem bem.

facebook :Super Dragões


 

Foto de Florinhas C. S. Jorge.

 

 

Rancho Folclórico “As Florinhas de Caldas de S. Jorge”

 

Sede. Rua do Rancho Folclórico nº 34

4505-685 Caldas de S. Jorge

Telemóvel.  967 266 092

E-mail.  florinhas.csjorge@hotmail.com

 

Fundado em 12/06/1959, o Rancho “As Florinhas  de Caldas de S. Jorge é um dos paladinos do Folclore regional das Terras de Santa Maria da Feira e Douro Litoral.

Por dificuldades várias teve um interregno na década de setenta, nesta localidade, outrora agrícola onde se cultivava o linho, o trigo, o centeio, o milho, e o vinho americano, as últimas das quais se mantêm em certos locai, é rica em motivos culturais, etnográficos e históricos.

Tem-se dedicado ao longo dos anos à recolha das danças e cantares, para além de outras tradições, sociais e religiosas.

Os trajes dos componentes representam os seus antepassados (inicio do século XX) no trabalho, romaria, festa e domingar.

Tem atuado em festivais e romarias por todo o país e para a televisão.

Recria quadros de tradições de trabalho e religiosas, tendo gravado 3 cassetes e 1 cd.

Está filiado no INATEL, sócio fundador da Federação das Colectividades de C. e R. de Santa Maria da Feira e sócio da Federação de Folclore Português.

Caldas de S. Jorge é uma pitoresca vila Termal com mais de nove séculos de história, onde está instalado o maior centro de puericultura (Brinquedos e utilidades para bebé), formada por pequenos e verdejantes montes e vales, atravessados por um afluente do Douro – o Rio Uíma e localiza-se a 23 Km a Sul do Porto e a 8 Km  Nordeste do Centro do Concelho.

As suas danças e cantares são: modas leves de terreiro, de trabalho e romaria, onde predominam as Modas de roda simples, Rusgas, Viras, Tirana, Pastorinha,…

 


Quinta das Corgas

Rua das Corgas 4505-687 Caldas de S. Jorge

Tel: 965074099

Espaço onde pode proporcionar ótimos momentos em família, e ao mesmo tempo interagir com a Natureza e com todos os animais da quinta, inclusive cavalos, pode ainda, disfrutar de um belo passeio a cavalo ou de charrete.