Menu Fechar

O que visitar

A União das Freguesias de Caldas de São Jorge e Pigeiros é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 10,64 km² de área e 3 897 habitantes (2011).

Conhecida em particular pela sua indústria de puericultura, caracteriza-se no entanto, por uma diversidade de indústrias que abrangem áreas como a metalurgia, têxteis, calçado e chapelaria. Dispõe no seu território de um dos maiores e mais recentes parques industriais do concelho dotado das melhores infraestruturas – PERM – que potenciará o seu desenvolvimento empresarial.

Orgulha-se de possuir no seu território as únicas Termas da área metropolitana do Porto – Termas de S. Jorge – reconhecidas pelas qualidades terapêuticas das suas águas sulfurosas no tratamento de doenças das vias respiratórias, pele e do foro músculo-esquelético.

Do seu património destacam-se as igrejas de Caldas de S. Jorge e de Pigeiros, o edifício termal, a casa brasonada (do Herdeiro) e Mamoela de Vinhó.

Outra das heranças desta freguesia é a sua beleza natural, surpreenda-se pela sua diversidade e riqueza em fauna e flora e aventure-se pelos trilhos ao longo das margens do rio Uíma, que banham a União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros.

O rio Uíma é um afluente da margem sul do rio Douro, que corre predominantemente de sul para norte.  O leito e as margens do rio são o depositário de um rico património natural em fauna e flora. Na contemplação da diversidade dos habitats naturais, numa envolvente de grande valor paisagístico e ambiental, o visitante é convidado a um contacto estreito com a natureza, para dela beber a paz e o bem-estar…

Ao longo das suas margens, encontrará moinhos de água, os açudes e os parques de lazer: Parque da Várzea, Parque do Uíma, Parque da Ilha e Parque das Termas. Em cada recanto,  encontrará o refúgio ideal para recuperar o equilíbrio físico e emocional. Poderá, igualmente, praticar desporto, percorrer os trilhos demarcados. É o local ideal para terminar um dia de contemplação ou de aventura!

As acolhedoras freguesias de Pigeiros e Caldas de S. Jorge oferecem vários outros pontos de interesse histórico e gastronómico que, aliados à envolvente natural e à simpatia das suas gentes, fazem destes locais destinos privilegiados para uns dias de descanso.


Termas de Caldas de S. Jorge

Mais de 200 anos de história

Com longa tradição termal, as Termas de S. Jorge são reconhecidas pelas qualidades terapêuticas das suas águas sulfurosas no tratamento de doenças das vias respiratórias, pele e do foro músculo-esquelético. Acompanhando a nova filosofia termal, cujo conceito não se esgota na noção de actividade terapêutica mas valoriza cada vez mais a prevenção e a promoção da saúde, as Termas de S. Jorge oferecem ainda uma gama de tratamentos vocacionados para o bem-estar físico e psicológico. Apresentar uma oferta termal integrada, num ambiente acolhedor e com o profissionalismo de técnicos qualificados, é a missão das Termas de S. Jorge.

morada. Lugar da Sé
4509 903 Caldas de S. Jorge

telefone. 256 910 360
fax. 256 910 369

email. info@termas-sjorge.com

 


 

Envolvente ás Termas  (Parque das Termas, Parque da Ilha, Parque Uima)

Parque da Termas, Parque da  Ilha e Parque do rio Uima.

Localizam-se.  Na Envolvente ás Termas de Caldas de S. Jorge.

Espaços calmos junto ao rio Uima, onde a natureza fascina. aí encontra, uma zona por Ex. de saúde e bem estar, lazer, desporto, observatórios de animais e peixes, a Ilha, açudes, zonas ajardinadas, espaços aromáticos e a fonte das Termas.

Estes parques tem diversas infraestruturas das quais se destacam os percursos pedestres e os trilhos Termais, ginásio ao ar livre, parque infantil, Restaurantes,  Bares, com esplanadas. Quiosque, WC público, zonas de picnics, eventos.

Local. Sé, Caldas de São Jorge.

  • Percursos Pedestres:

Percursos Pedestres 

Local. Junto às margens do Rio Uima,  Caldas de S. Jorge e Santa Maria de Pigeiros.

  • Ilha:

 

Casa do Herdeiro 

Casa Apalaçada e Brasonada, com Estilo Renascentista

Local. Rua do Herdeiro, Caldas de São Jorge.

Edificios e brazões

Casa do Capitão – na Sé. O apelido veio-lhe de ter casado ali, em 1757, o capitão Matias Valente Ferreira. de Arrifana. Tem uma tal ou qual aparência de casa nobre e antiga. Postais com arquitetura de lavor especial. Dentro, na sala nobre, um deposito d’agua com torneira e concha, como nas sacristias, outros sinais de celebração de missas. E realmente até nasceram e se formaram dois padres licenciados: 1 cunhado e um f.º do referido capitão. Desapareceram daqui. Na fachada poente, à beira do caminho, entre dois portais, um Brazão, um escudo em forma oval, pousado sobre ramagens, e tendo sobre ele um chapéu com a aba da frente erguida. Dele pendem dois cordões, com duas voltas ou laços e uma besta em cada um. Este Brazão tem atraído a curiosidade, supõe-se ter morado até um bispo resignatário, e até ter sido S. Jorge a sede de um Bispado…

 


 

Igreja Matriz de Caldas de S. Jorge 

Local. Av da Igreja,  Caldas de S. Jorge.

IGREJA PAROQUIAL – Orago, S. Jorge.

Anda escrito, e por quem devia conhecer o arquivo, que o atual templo foi começado em 1732 e acabado em 1735, vindo em Julho para ele o Santíssimo. Era pároco o P. António Julião Botelho, que teve a paroquialidade de 1730 a 1752.


 

Igreja Matriz de Santa Maria de Pigeiros 

Ano 1535 – Igreja nova

  1. – . Foi pedida uma certidão das apresentações

Foi passada. O escrivão da Camara procurou e certifico

– “A igreja de Santa Maria de Pigeiros…

Local. Rua Cimo de Aldeia, Santa Maria de Pigeiros.

 


Parque da Varzea 

Espaço calmo e natural junto às margens do rio Uima, ideal para picnics com mesas, cadeiras, churrasqueiras e parque infantil.

Este parque de lazer tem diversas infraestruturas das quais se destacam o Bar Sons do Rio, com esplanadas. Aqui pode utilizar o WC caso necessite,

Além disto tem uma pequena fonte de água, um moinho e um percurso pedestre e uma passagem pedonal por debaixo da ponte.

Local. Rua da Varzea, Santa Maria de Pigeiros.


Quinta das Corgas

Rua das Corgas 4505-687 Caldas de S. Jorge

Tel: 965074099

Espaço onde pode proporcionar ótimos momentos em família, e ao mesmo tempo interagir com a Natureza e com todos os animais da quinta, inclusive cavalos, pode ainda, disfrutar de um belo passeio a cavalo ou de charrete.